EMP1500 - Trajetória Empreendedora
Objetivos:

Propiciar ao aluno o desenho de um projeto de trajetória profissional como uma ferramenta de diálogo com a sua visão de futuro, articulando os seus desejos realização com as demandas externas. Dessa forma, serão enfatizadas não apenas as estratégias de projeção do futuro, como também os fatores críticos para a sua realização. Dentro do enfoque da disciplina, a questão central da inserção e do desenvolvimento profissional é a promoção de alternativas para a ação dos sujeitos sobre o próprio destino. Não se pretende com isso que o futuro seja previsto ou racionalmente controlado, como uma intenção ingênua do projeto de vida. O curso favorece o autoquestionamento, o levantamento dos sistemas de influência, o diagnóstico do setor da formação e a identificação/construção do sentido (causa pessoal) de se inserir produ-tivamente.


Programa:

  • Identificação do grupo por meio do compartilhamento das principais motivações, expecta-tivas, crenças e incertezas ligadas à escolha profissional dos participantes.
  • Análise do cenário geral de inserção produtiva por meio da sondagem de indicadores oficiais e da correlação desses com as principais transformações contemporâneas.
  • Participação de dinâmicas de grupo que promovem o autoquestionamento, com a sonda-gem das próprias aptidões, habilidades, interesses, competências técnicas, características pessoais, diferenciais e aspectos a serem potencializados.
  • Reflexão sobre as diferentes redes de pertencimento (família, universidade, amigos etc) para a identificação dos principais agentes de influência pessoal e de referência profissio-nal. Realização de entrevistas padronizadas com os agentes de influência.
  • Identificação do(s) setor(es) ou modalidade(s) de inserção produtiva almejada. Detecção de oportunidades por meio do levantamento de informações sobre o estágio do desenvolvi-mento dos setores e diferentes panoramas (Rio, Estado do RJ, outros estados e exterior).
  • Realização de um projeto de trajetória profissional (planejamento de carreira) para os pró-ximos dez anos (aproximadamente), segundo o roteiro determinado, composto de diferen-tes etapas:

Video do Curso: