Aluno de Empreendedorismo embolsa cheque de R$ 60.000 do Sebrae
O aluno do curso de Design da PUC-Rio, Gabriel Vinagre de 22 anos, acaba de ganhar o concurso Sebrae de Jogos Empreendedores. Junto com uma equipe de mais dois ex-alunos da PUC-Rio, Pedro Savino (Design) e Peter Dam (Ciência da Computação), embolsou um cheque de R$ 60.000 com o Jogo Rei da Praia. Neste jogo, um simpático avatar de um vendedor ambulante inspirado no estilo de vida carioca, comercializa produtos na praia - como água, sorvete, empada, entre outros. Para ser bem sucedido no jogo, o vendedor precisa não só planejar suas compras como também pensar de forma estratégica para maximizar o lucro de suas vendas nas praias imaginárias criadas no ambiente do jogo.

Em entrevista para a CEMP, o aluno Gabri el contou um pouco de sua trajetória neste concurso. A paixão pelos jogos de computador já era antiga mas o empurraozinho para o desenvolvimento veio nas aulas das disciplinas de Computação Gráfica e Tecnologia para Jogos do Prof. Chico Queiróz e Design de Jogos do Prof. Guilherme Xavier, ambos do Departamento de Artes e Design. A oportunidade de participar da competição veio de casa quando a mãe do aluno recortou um anúncio no jornal que informava sobre o concurso de jogos do Sebrae. O estimulo foi suficiente para que Gabriel iniciasse um verdadeiro empreendimento pessoal com o objetivo de ganhar o prêmio. Ele analisou os vencedores das edições anteriores e percebeu que todos haviam formado equipes de três pessoas - assim chegou a conclusão que deveria criar o seu time também. Conversando com seus amigos e professores na Puc-Rio ele conseguiu atrair o colega Pedro Savino, também aluno de design, para trabalhar a parte artística do jogo e o colega Peter Dam, ex-aluno do mestrado em ciência da computação, para fazer a parte de desenvolvimento do software. O Gerenciamento do projeto e a criação da mecânica do jogo ficou por conta do próprio Gabriel, que aproveitou as aulas de Introdução ao Empreendedorismo (EMP1200) para definir os parâmetros comerciais do jogo e como seria a mecânica do negócio do vendedor de praia. Com um propósito claro o time trabalhou duro durante meses e não desistiu frentre as dificuldades de desenvolvimento de um jogo e os poucos recursos que tinham disponíveis. "O Gabriel é uma daquelas pessoas com muita atitude. Ele aproveitava cada aula de empreendedorismo para extrair ideias para o seu jogo e tirar dúvidas comigo sobre o funcionamento de um negócio. Ele batia na porta da minha sala e não aceitava um não como resposta, mesmo quando eu estava super ocupado. Alguns enxargariam isso como uma verdadeira invasão, mas eu sabia que havia um empreendedor ali fora com um propósito verdadeiro e achava tempo para atendê-lo", testemunha o professor Luis Felipe Carvalho do Departamento de Administração e coordenador do Centro de Empreendedorismo da Puc-Rio.

Tanto engajamento surtiu efeito. Apesar da inscrição massiva de 568 projetos no concurso, o jogo Rei da Praia ficou entre os 73 selecionados na primeira fase e logo em seguida entre os 10 finalistas. Ao final, conquistou o terceiro lugar embolsando um cheque de R$ 60.000 com prêmio. Mérito para Gabriel que liderou o empreendimento e para os dois colegas Pedro Savini e Peter Dan que apostaram no projeto e formaram uma equipe campeã.