As 10 Universidades mais Empreendedoras do Brasil.
Na edição da revista Pequenas Empresas Grandes negócios do mês de novembro tem uma pesquisa inédita no Brasil. Mostra quais são as instituições de ensino superior que mais incentivam o Empreendedorismo no país. O estudo, realizado pela Brasil Júnior com apoio da consultoria McKinsey, aponta o que deve ser feito para que as universidades formem empreendedores prontos para atuar no mercado.

Confira um trecho da matéria:

''A vontade de empreender nunca foi tão forte entre os jovens brasileiros. Segundo pesquisa divulgada em setembro pela Fundação Telefônica e pelo Ibope, 65% dos jovens entre 15 e 19 anos preferem empreender e ter um emprego. De acordo com o Global Entrepreneurship Monitor 2016 (GEM), a taxa de empreendedores iniciais na faixa dos 18 aos 24 anos cresceu quatro pontos percentuais em um ano - foi de 16,2% para 20,8%. Outra pesquisa, dessa vez da Endeavor, revela que um em cada quatro universitários quer abir ou já tem um negócio. ''Esse interesse pelo empreendedorismo fez com os alunos passassem a cobrar das universidades a criação de cursos relacionados ao tema'' diz Tales Andreassi, vice-diretor da Escola de Administração de Empresas da FGV-SP.

A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) ficou em terceiro lugar no ranking geral. O instituto Gênesis, da PUC-Rio, é o principal responsável pela colocação da universidade carioca no terceiro posto do ranking. '' A incubadora é referência pela maneira como transforma conhecimento científico em negócios de sucesso'', diz Plonski. Desde 1999, quando foi fundado, o Instituto já gerou 138 empresas. Outro avanço importante foi criação, em 2005, da matéria Domínio Adicional em Empreendedorismo, que pode ser feita por alunos de todo curso.

A pesquisa foi realizada entre maio e setembro de 2016, ouviu 5.975 estudantes e 318 professores em 43 universidades. Foram avaliadas apenas instituições que podem ser consideradas Universidades, segundo os critérios do Ministério da Educação: conteúdo intelectual relevante, programas de mestrado e doutorado e um terço do corpo docennte com títulos de mestres e doutores. Por isso, faculdades como Fundação Getúlio Vargas e Insper, relevantes do cenário empreendedor, ficaram de fora. Para medir o nível de incentivo ao empreendedorismo, foi necessário criar indicadores confiáveis. A definição foi criada a partir de uma pesquisa feita com universitários de todo o País. De acordo com os resultados, conclui-se que uma universidade empreemdedora deveria ter notas altas na sseguintes categorias: cultura empreendedora, inovação, extensão (redes de contato), infraestrutura, internacionalização e capital financeiro.''