Inovação Colaborativa e Sustentabilidade - um caso prático
Os ex-alunos Luiz Quinderé e Guilherme Lito, sócios do querido empreendimento Brownie do Luiz, lançaram no mês passado uma campanha muito interessante de inovação e sustentabilidade. Em um projeto incrível de cocriação, eles dão mais um importante passo na construção da história do Brownie e causar um impacto positivo no mundo. Eles criaram o projeto Recicleta que tem como objetivo principal dar uso às embalagens dos produtos do Brownie do Luiz, normalmente jogadas no lixo pelos clientes após o consumo. É uma visão que todo empreendedor deveria ter e se questionar. Qual o impacto do meu produto após o consumo? Como podemos criar valor nas partes que são descartadas após o consumo? Como podemos agir agora e criar viabilidade econômica para a solução?



Decidi refletir sobre o caso e dar um destaque para este projeto porque é um caso prático de como um empreendimento pode engajar sua comunidade de clientes, amigos e entusiastas no processo de inovação de forma colaborativa, onde todos ganham independente do resultado. Atingir o objetivo financeiro da campanha vai disparar a ação do grupo na criação da Recicleta, que é uma inovação com impacto ambiental positivo. Mas além da possibilidade desta ideia ganhar vida e continuidade no mundo real, estão outros dois elementos importantes que tornam este tipo de ação sempre bem sucedida.

O primeiro elemento, e de grande interesse para o próprio Brownie do Luiz, é poder testar o valor desta ação junto a sua comunidade. Será que nossos clientes realmente querem isso que estamos propondo? No final da história, eles são as pessoas mais impactadas com toda ação e são eles próprios que devem dizer se querem ou não que aquela ideia tome vida própria. Lembra daquela última "boa ação" do síndico do prédio que consumiu tempo e orçamento do condomínio mas no final ninguém curtiu e se engajou na mudança? No caso dos projetos colaborativos como a Recicleta, a realidade é bem diferente. Se a comunidade não quiser, o projeto não ganha vida, mas o que fica é a informação e o aprendizado para a equipe do Brownie - que poderá desta forma usar o tempo e recursos para se engajar em outros projetos similares. Quantas outras oportunidades de inovação não devem existir na cabeça deles!!!

O segundo elemento, é o efeito educativo que este tipo de campanha tem em outros empreendimentos. Quantos empreendedores não devem estar agora, neste exato momento, vendo esta campanha, aprendendo com ela e pensando como poderiam criar algo similar para a realidade dos seus próprios negócios? Isso sozinho já vale o esforço feito pela equipe do Brownie. Grande parte do processo individual de aprendizagem vem da interação social, cultural e histórica. Estes três aspectos estão sendo cobertos no projeto da Recicleta. Os recursos audio visuais criados para a divulgação do projeto dão pistas claras para a comunidade do que é a cultura desta organização chamada Brownie do Luiz - e como ela está inserida dentro do contexto cultural mais amplo da nossa cidade. O aspecto social vem de forma natural, pelo simples fato de estarmos sendo impactados pelo exemplo da ação dos nossos pares. Por último, o aspecto histórico, fica registrado na própria lógica do que é a internet no mundo de hoje. Fico pensando o que vai significar o registro desta campanha para alguém que a acesse no futuro. Ela imprime muito da história do Brownie e também imprime um pouco da história de todos nós.

Falando em "Nós"....que fique a certeza de que nós aqui da CEMP acreditamos neste projeto e neste tipo de ação empreendedora. Ele faz sentido e já demos nosso apoio. Tanto na campanha em si que foi lançada na Benfeitoria, quanto na divulgação da mensagem através desta postagem e veiculação para nossa rede. Façam o mesmo e se um dia ficarem inspirados a inovar com sustentabilidade, não deixem de compartilhar conosco.

Você pode acessar a página do projeto Recicleta neste link: http://benfeitoria.com/recicleta

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Luis Felipe Carvalho é Doutorando em Educação e Professor de Empreendedorismo no Departamento de Administração da Puc-Rio. E-mail: luis.felipe@puc-rio.br