Primeira Hackathon Universitária do Brasil
Com foco em construir soluções para Web e Apps que facilitem a vida contemporânea, a Rede acadêmica Passei Direto (ex-alunos de Administração e Engenharia da Computação) em parceria com a CEMP realizam entre os dias 19 e 21 de novembro, no Campus da PUC-Rio, o primeiro hackathon universitário brasileiro.

O evento contará com cerca de 200 estudantes universitários, que tem como objetivo criar, inovar e construir softwares em três dias non-stop. O HackPuc, como já está sendo chamado, será o start para muitos outros hackathons. "A iniciativa integra a Semana do Empreendedorismo, que já virou uma tradição na PUC-Rio, e conta com o apoio dos Departamentos de Informática, Administração e Design", comenta o Professor Luís Felipe Carvalho da Coordenação de Empreendedorismo. As inscrições estão abertas para estudantes de todas as universidades do Rio de Janeiro e para o futuro a ideia é abrir as inscrições em escala nacional.

Hackathon significa maratona de programação. O termo resulta de uma combinação das palavras inglesas “hack” (programar de forma excepcional) e “marathon” (maratona). O formato é de competição, onde as equipes vão produzir uma solução tecnológica para um ou mais problemas apontados pela organização do evento. Ao final, uma comissão julgadora premiará os melhores projetos. Além disso, os estudantes poderão assistir palestras de dois profissionais apaixonados por tecnologia, Luis Cipriani, engenheiro de soluções que integra o time do Twitter e Osvaldo Daibert, engenheiro da Microsoft.

“O hackaton é um evento onde programadores e outros envolvidos no desenvolvimento de uma ideia colaboram intensivamente para criar algo inovador”, afirma André Simões, organizador do HackPuc e cofundador da Rede Passei Direto. “Trazer a cultura dos Hackathons para as universidades vai contribuir para que os estudantes brasileiros possam mostrar seu potencial e sair à frente no mercado de trabalho”, completa André.

Todas as informações, inscrições e programação do HackPuc estão destacadas no site do evento - www.hackpuc.com