Programa de Empreendedorismo Social
A aluna de jornalismo Naiara Cremasco resolveu fazer algo diferente nas férias de verão do ano passado. Junto com outros 16 alunos da PUC-Rio, participou do Cidadão Global, programa de intercâmbio voluntário oferecido pela AIESEC, uma organização internacional que tem como objetivo o desenvolvimento de liderança em jovens universitários através dos seus programas de intercâmbio e membresia.

Naiara ultrapassou fronteiras e realizou seu intercâmbio em Gana, país localizado na parte ocidental do continente africano, participando do Embrace Project. Ele consistia na aplicação de kits de testagem rápida de malária, hepatite B e principalmente HIV em pessoas de comunidades muito carentes da região de Kumasi. A estudante era parte de um time de 15 intecambistas de todo o mundo com o objetivo de educar pessoas que não tem acesso à informação a respeito da prevenção e das formas de lidar com a AIDS.
Para poder realizar o projeto, uma das responsabilidades de Naiara era a arrecadação de fundos em igrejas para poderem adquirir os kits de testagens. Um dos maiores desafios enfrentados por todos era aprender a lidar com comunidades culturalmente muito distintas, tendo que descobrir a maneira de lidar com cada um especificamente. Além do projeto principal, Naiara percebeu a necessidade de conscientizar a partir das crianças. Assim, ela também realizou projetos educativos sobre a prevenção da AIDS em escolas muito precárias e por meio de jogos e outras dinâmicas lúdicas, ela conseguiu despertar o interesse de muitas crianças e adolescentes em relação a prevenção sexual e também contra o preconceito em relação às pessoas portadoras do vírus HIV.

Além de Naiara, o ex-aluno de Direito Bruno Sterenberg também teve um espírito empreendedor durante seu intercâmbio. Depois de já ter realizado sua primeira experiência dando aulas de direitos humanos na Tanzânia, Bruno foi para o Quênia dar aulas de inglês e estudos sociais para crianças na escola Childrock no Quênia. Depois de perceber a situação precária na qual as crianças viviam, ele resolveu iniciar uma campanha de arrecadação de fundos com o objetivo inicial da construção de um banheiro para a escola, cômodo que sequer existia até o momento. A partir daí, Bruno conseguiu arrecadar em torno de 30 mil reais e o legado deixado por ele foi maior do que o planejado. Além do banheiro, o dinheiro arrecadado foi suficiente para comprar o terreno da escola, adquirir materiais escolares, garantir a alimentação para as crianças durante dois meses, entre outras coisas que beneficiaram não só as crianças como também os professores e funcionários da escola.

A CEMP está apoiando esta iniciativa de Empreendedorismo Social da Aiesec e incentivando alunos a participarem. "Conheço bem o trabalho da Aiesec desde a época de Universitário. Fiz parte de algumas atividades e minha esposa também trabalhou no comitê nacional da Aiesec na Alemanha", relata o Prof. Luis Felipe Carvalho, Coordenador da CEMP. "Fico feliz de ver a Aiesec se aproximando mais e mais da PUC-Rio e tenho certeza que este intercâmbio será uma experiência valiosa de empreendedorismo e solidariedade para os estudantes que participarem. Por isso decidimos apoiá-los na divulgação aqui na Universidade", complementa o Professor.

Todo ano a AIESEC no Rio de Janeiro envia jovens para viver experiências como essas no exterior. A previsão é de que, em 2014, mais de 200 universitários cariocas viajem para participar de uma experiência empreendedora no contexto social.

Para saber mais sobre a AIESEC e se inscrever acesse o link www.aiesec.org.br/inscricao e participe do nosso Exchange Talks que irá acontecer no dia 07/04 às 15h na sala L422, 4º andar do prédio Cardeal Leme.